LENDÁRIOS ESTRADEIROS MOTO CLUBE

LENDÁRIOS ESTRADEIROS MOTO CLUBE

RÁDIO ROTA 66

sábado, 12 de dezembro de 2009

O universo paralelo do moto clube


O universo paralelo do moto clube
Invasão das motos em MaceióRoncam os motores. E toda uma multidão de pessoas sobre duas rodas sai viajando pelo país, carregando no bagageiro sua própria cultura, seus códigos, produtos, moda, música, tudo. Mais ou menos como se o irmão Peter e o irmão Dennis (Fonda e Hopper), em seus papeis no filme Easy Rider (1969) fossem eternizados e multiplicados por toda uma rede de pessoas, que cruza oceanos até, uma comunidade sólida, conectados pela paixão por suas motocicletas.
São os eventos de moto clubes, que acontecem em todo o País, em cidades pequenas e grandes, nos lugares mais distantes, lá vão eles, com suas jaquetas de couro e motos custom, e aquela trilha sonora inevitável de “born to be wild” do Steppenwolf ao fundo.
Pelo sexto ano consecutivo, aconteceu um evento bem estabelecido por aqui chamado Maceió Cycle, um encontro de centenas de motociclistas de moto clubes do Brasil Inteiro e do exterior. O evento é um sucesso, todo ano.
O Maceió Cycle envolve não somente os admiradores dessas máquinas, mas gera um movimento na cidade, contemplando sempre os admiradores do bom e velho rock’n’roll, todas as noites o evento apresentou shows com bandas locais, sobretudo o pessoal da cena mais classic rock, como o Som de Vinil, o Alma de Borracha e o Barba de Gato Blues Band. Legal demais, combinam com a festa, e tudo de graça, pro povo ver.
No evento, pude satisfazer minha curiosidade em conhecer um pouco aquela cultura do moto clube, que adquiri depois de conviver há mais ou menos um ano com três sujeitos de moto clubes aqui em Maceió, com seus códigos e conversas para “iniciados”.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O Adeus da Irmandade...


O Adeus da Irmandade...

Desconhecido
Fomos atraidos para o motociclismo pela proposta de IRMANDADE, FRATERNIDADE e principalmente LEALDADE, ou seja, pelos fundamentos basicos da idéia original do motociclismo.
Mas, por algum desvio da estrada, a proposta original se perdeu do comboio. Hoje não muito raro encontrarmos estas qualidades nos Motos Clubes. O que existe não o interesse mutuo e a falsa parceria, que ocorre da seguinte forma:
Você me dá um "desenho" e um nome para me identificar e dou-lhe volume para seu desenho. Com isto, me fantasio de rebelde, todo de preto e com cara de mau, mas sem conhecimento algum da história do motociclismo, de como começou, como era e em que se transformou, ou pior, a grande maioria não sabe o real significado dos "ditos desenhos" que carrega nas costas, sua história ou origem.
Os "ditos motociclistas" não sabem e fazem questão de não querer aprender o que realmente ser motociclistas e em nome do MOTOCICLISMO tomam atitudes que nos envergonham mais a cada dia.
E a IRMANDADE? Esta já estão sepultada há muito tempo em algum lugar esquecido por todos aqueles que hoje se dizem MOTOCICLISTAS.
É muito comum ver e constatar a total falta de irmandade e lealdade no nosso imaculado meio. O significado e o espirito que nos atraiu, banido das nossas fileiras como um câncer, pois melhor e mais fácil ser um "falso mau" que um verdadeiro motociclista.
É com muita tristeza que constatei esta realidade, e hoje posso afirmar que irmão de verdade conto nos dedos de uma mão e ainda sobram dedos.
Que o "Batedor Maior" preserve e guie os verdadeiros motociclistas e lhes permita uma estrada aberta e tranquila.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Como comprar um capacete

Segundo os principais construtores todos os capacetes devem ser substituídos após 5 anos de utilização.
O estado dos interiores do capacete é tão importante em termos de segurança como o seu exterior.
Compre um capacete homologado e de qualidade.
A diferença básica entre os capacetes de policarbonato e os de materiais compostos é que estes últimos são mais resistentes a impactos violentos.
Experimente o capacete antes de o comprar. Os tamanhos podem variar entre fabricantes e entre modelos, a dica básica é medir a circunferência da cabeça na altura da testa. (ex: minha cabeça mede 56cm, esse será o número do capacete na hora da compra capacete tamanho 56)
Compre um capacete que lhe esteja justo mas que não lhe aperte. O uso irá "alargar" com o tempo o interior do capacete.
A higiene é importante no capacete. Com o tempo, pequenos organismos alojam-se no forro pelo que prefira capacetes com forro destacável. Lave-os com frequência. Imagine o que é usar a mesma roupa interior sem a lavar durante um ano.
Todos os capacetes das principais marcas têm garantia. Informe-se no agente autorizado.
Prefira marcas e modelos que lhe garantam peças e acessórios de substituição.
Nem sempre o fator preço é sinônimo de qualidade superior.

Informações uteis de GPS em motos.

GPS quer dizer "Global Positioning System" (Sistema de Posicionamento Global) uma decorrência do acrônimo do inglês.
É um sistema de posicionamento por satélite, utilizado para determinar a posição de um receptor na superfície da Terra. Este sistema é formado por uma rede de 24 satélites chamada NAVSTAR, que estão em órbita ao redor da Terra e emitem sinais que são reconhecidos pelo receptor (GPS), dando assim a nossa posição muito precisa na superfície terrestre, como também a hora, a velocidade e outras informações.
Diferente do que muitos pensam, não basta adquirir qualquer aparelho, instalá-lo na moto ou no carro e viajar.
Fatores que devem ser considerados ao adquirir o GPS:

- Número de canais que o receptor utiliza;
- Mapas disponíveis (IMPORTANTÍSSIMO: cada marca tem seus próprios mapas);
- Tamanho e luminosidade do ecrã (tela), pois na moto a visualização é mais complexa do que em um automóvel;
- Autonomia de bateria;
- Deverá suportar, especialmente, chuva e solavancos, comuns em viagens de motocicleta;
- Facilidade de operação com a moto em movimento.
Uma observação para os mais afoitos: aprendam a operar o aparelho ANTES de colocar as duas rodas na estrada. Sugerimos o site www.geodesia.org para que você possa aprender mais sobre o GPS. Há outros sites.
Importante: baixe somente os mapas que você for utilizar e transfira-os para o computador através dos sites www.tracksource.org.br.
Cada fabricante de GPS tem seus próprios mapas.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

QUEM NÃO GOSTA DESTE CRAZY FROG!!!!



Realmente é muito engraçado com adrenalina!!!
Ele é tão feio que se torna lindo com estes olhos esverdeados...

Como Deixar Um Motociclista Louco * "Atenção ao transito!!!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ATUALIZANDO DITADOS POPULARES

   "É dando... que se engravida".
   "Quem ri por último... é retardado".
   "Alegria de pobre... é impossível".
   "Gato escaldado... morre, porra!"
   "Quem espera... fica de saco cheio."
   "Os últimos... serão desclassificados. "
   "Há males... que vêm para f... com tudo mesmo!"
   "Se Maomé não vai à montanha... é porque ele foi pra praia."
     (que muçulmano nenhum leia isto... se não to morto)
   "A esperança... E a sogra são as últimas que morrem."
   "Quem dá aos pobres... cria o filho sozinha."
   "Depois da tempestade.. . vem a gripe."
   "Quem cedo madruga... fica com sono o dia inteiro." (VERDADE)
   "Pau que nasce torto... mija no ch*

FRASES ENGRAÇADAS

"De nada adianta ter barriga de tanquinho
se a torneira for pequena." Tony Ramos
"O que te engorda não é o que você come entre o Natal
e o Ano Novo, mas o que você come entre o
Ano Novo e o Natal." Solange Couto
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra,
pense que, porenquanto, ainda não há terra
em cima." Dercy Gonçalves
"Cabelo ruim é igual a bandido...
Ou tá preso ou tá armado." Ronaldinho Gaúcho
"Se homossexualismo fosse normal...
Deus teria criado Adão e Ivo." Gilberto Braga
"Todo mundo tem cliente. Só traficante e analista de sistemas
é que tem usuário." Bill Gates
"Casamento começa em motel e termina em pensão." Romário
"Seja legal com seus filhos.
São eles que vão escolher seu asilo." Itamar Franco
"Ex-namorada é igual a McDonalds: a gente sabe que não deve,
mas acaba comendo de vez em quando."
Paulinho Vilhena
"Passar a mulher pra trás é fácil,
o difícil é passar pra adiante."
"O homem é um ser tão dependente, que até pra ser corno
precisa da ajuda da mulher."
Principe Charles
"Se o horário oficial é o de Brasília, por que a gente tem que
trabalhar na segunda e na sexta?"
Dorival Caymi
"Mulher de amigo meu, é igual a muro alto...
sei que é perigoso, mas eu trepo." Chico Buarque
"Antigamente, o homossexualismo era proibido no Brasil.
Depois, passou a ser tolerado. Hoje é
aceito como coisa normal... Eu vou-me embora,
antes que se torne obrigatório." Arnaldo Jabor

DICAS DE VIAGEM

1. Prepare o seu espírito para uma viagem na qual o que importa é curtir e desfrutar e não consumir. Leve em conta seus interesses pessoais e preparo físico na hora de escolher um roteiro. Seja participativo e solidário. Lembre-se de que todo motociclista é um irmão. Quando houver necessidade, ofereça ajuda.
2. Se você esta indo para algum encontro, ligue para o motoclube anfitrião certificando-se das informações que nos foram passadas, uma vez que não temos como saber de mudanças repentinas no cronograma.
3. Lembre-se de revisar a sua moto seguindo o "manual de proprietário" da sua máquina. Este procedimento simples, com certeza, evitará possíveis transtornos durante sua viagem. Você deve também conferir todo o equipamento que vestirá, bem como a documentação, sua e da moto, para que tudo transcorra na mais perfeita ordem.
4. Ao definir o seu roteiro de viagem determine se possivel os locais de abastecimento. A indicação é de que você deve abastecer a cada 150km, aproveitando para dar uma olhada geral na moto e na bagagem e, na oportunidade, fazer exercícios de alongamento.
5. Escolha a hospedagem e entre em contato para fazer reserva.
6. Leve o mínimo de bagagem possível, roupas leves, sapatos adequados e confortáveis.
7. Respeite as comunidades locais, seus valores, crenças e costumes. Não tenha atitudes que impactem com a tradição local. Como exemplo podemos citar que algumas comunidades indígenas não permitem fotografia.
8. Leve seu filme fotográfico, escolhendo o ISO de acordo com suas intenções. Evite compra-lo em locais que recebam sol e que tenha origem duvidosa. Procure sempre uma loja especializada.
9. Evite pilotar sozinho e a noite por estradas não conhecidas.
10. Se você leva carona, lembre-se de tocar-lhe de quando em quando para evitar que ele cochile. Existe estatística que mostram índice elevado de acidentes porque o carona dormiu e provocou o desequilíbrio do conjunto.
11. Não informe o seu destino para desconhecidos. Diga sempre o roteiro inverso.
12. Além das ferramentas que acompanham sua motocicleta, procure também levar, se possível, os seguintes utensílios:
- Kit de reparo rápido para furos em pneus sem câmara.
- Spray para enchimento emergencial de pneu com câmara.
- Lâmpadas sobressalentes.
- Cabos de embreagem e de acelerador.
- Velas de ignição.
13. Cuidado com as sombras sobre o asfalto, ela pode esconder buracos.
14. Se algum colega já fez a viagem que você planeja, expecule-o sobre tudo que você deseja saber. Lembre-se de que a humildade atalha caminhos.
15. No mais, é aproveitar. Boa viagem!.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Muito bacana...

terça-feira, 22 de setembro de 2009

SER MOTOCICLISTA...


A IMPORTÂNCIA DE SER MOTOCICLISTA!!!


PENSAMENTO MOTOCICLISTA...

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O motociclismo na Policia Italiana!!!

Veja que interessante o sincronismo dos motociclistas italianos em suas motos, não tem e não pode ter erro!!!

sábado, 19 de setembro de 2009

A hora certa de trocar o pneu da sua moto


Como as motos têm apenas dois pneus, estes são itens fundamentais para garantir a segurança do motociclista. Um pneu “careca” representa perigo na hora de acelerar, frear e contornar curvas. Em piso molhado então, nem se fala. Entre as diversas funções dos sulcos está a drenagem da água. Se os sulcos estiverem pouco profundos não drenam a água corretamente e uma frenagem pode causar uma queda em dia de chuva.
Para saber a hora certa de trocar o pneu da sua moto existe a boa e velha inspeção visual. Ou seja, você olha e percebe que o pneu está ficando “careca”. Porém muitas vezes o desgaste não ocorre por igual em toda a banda de rodagem e fica difícil identificar se o pneu pode ou não rodar mais alguns quilômetros.
Pela legislação brasileira, a profundidade mínima dos sulcos de um pneu de motocicleta é de 1,0 mm – abaixo disso o motociclista fica sujeito a multa. Se o sulco atingir essa profundidade em qualquer ponto da banda de rodagem, o pneu deve ser substituído.
Pensando em facilitar a vida do motociclista, as fábricas de pneus dotam seus produtos de uma maneira simples e eficaz de se averiguar se está na hora de substituí-los. Trata-se do TWI (Tread Wear Indicator) um dos limites para o uso dos pneus de moto. A sigla vem do inglês Tread Wear Indicator, que significa indicador de desgaste da banda de rodagem. Todo pneu conta com o TWI, um filete de borracha disposto transversalmente aos sulcos em alguns pontos da banda de rodagem. Quando esse filete ficar aparente, no mesmo nível da banda de rodagem está na hora de trocar o pneu.
Onde fica?

Esses indicadores de desgaste podem ser facilmente localizados nos flancos (lateral) dos pneus, onde geralmente há a inscrição T.W.I. ou ainda alguma indicação como uma seta ou o logotipo do fabricante. Nessa direção, o motociclista vai encontrar o filete de borracha indicando a altura mínima de uso do pneu.
Mas é bom lembrar ao motociclista que a troca do pneu só estará vinculada ao TWI se o pneu estiver em boas condições. Bolhas, cortes ou desgastes irregulares também podem condenar o pneu. Se houver algum desses defeitos, mesmo que a banda de rodagem não tenha atingido a profundidade mínima, o pneu deve ser substituído por outro novo, nas mesmas medidas indicada pelo fabricante da motocicleta.
Para garantir uma maior vida útil aos pneus da sua moto, verifique a calibragem semanalmente. A pressão correta a ser usada sempre está no Manual do Proprietário ou em alguma etiqueta de advertência colada à motocicleta. Outra dica importante é que, em caso, de levar garupa ou bagagem pesada demais, o motociclista deve calibrar o pneu para aquela situação de uso.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Harley Davidson vai lançar triciclos com sua marca




Aos 105 anos, Harley-Davidson ganha seu primeiro triciclo com vocação para o prazer
A linha 2009 da Harley-Davidson apresenta no mercado norte-americano uma grande novidade: a Tri Glide Ultra, o primeiro triciclo da história da marca. Seu grande apelo de vendas será o conforto e a segurança para quem quer praticar o mototurismo, já que esse “trike” tem como base a Ultra Electra Glide Classic, um dos modelos top da linha touring, que no Brasil custa R$ 79,9 mil. Nos Estados Unidos, o Tri Glide tem preço sugerido de US$ 30 mil.
No melhor estilo clássico e com porte avantajado, o veículo ganhou um novo chassi concebido especificamente para garantir segurança a essa arquitetura de três rodas. Na parte dianteira a suspensão foi reforçada e o ângulo de caster aumentado. Para parar a trike, sistema de freios da grife italiana Brembo, com grandes discos duplos. O motor do novo triciclo obedece à tradicional configuração da Harley-Davidson, com dois cilindros em V, com inclinação de 45 graus e refrigeração a ar. Batizado de Twin Cam 103 , de 1.690 cm3 de cilindrada, tem alimentação por injeção eletrônica. O câmbio tem seis marchas, com última bem longa (over drive), para manter a velocidade em baixas rotações. A transmissão final é por correia dentada como nas motocicletas da marca, que dispensam manutenção.
O Tri Glide conta ainda com a mesma carenagem, tanque de combustível, pára-brisas e painel (completo), que equipa a Ultra Classic Electra Glide, além de som com rádio e CD, alto-falantes para piloto e garupa, rádio intercomunicador, rádio PX e controlador eletrônico de velocidade (piloto automático). A Harley-Davidson ainda não definiu preços e datas para sua comercialização no Brasil.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Quem fala o que quer, escuta o que não quer...


























Sem preconceito pelo tipo ou modelo de motocicleta, mas existem muitas piadinhas de motociclistas que são super engraçadas e são respostas inteligentes. Mas esta charge é muito engraçada. (edição: Bill IRON ANGELS )

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Sonolência pode causar acidentes fatais


De acordo com estudos, ficar sem dormir no período de 24 horas equivale à concentração sanguínea de 0,10g/l de álcool no corpo. A privação de uma noite de sono é mais prejudicial do que os níveis alcoólicos considerados inaceitáveis pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). A Academia Brasileira de Neurologia (ABN), por conta desta questão, chama a atenção dos brasileiros referente aos perigos de conduzir uma moto com sono.

A conscientização da população sobre os riscos é uma luta constante, pois segundo a ABN existe a necessidade da criação de uma lei como a que combate o uso do álcool. Em nosso país não existem comprovações referentes ao número de casos de acidente causados pelo sono, além disso, alguns policiais não conseguem identificar quando o indivíduo está com privação de sono por falta de equipamentos como bafômetros que identificam com facilidade os casos de álcool.

É muito difícil detectar sonolência em acidentes fatais, o perito experiente pode suspeitar, mas a comprovação é bastante complicada. Quando ocorrem acidentes por conta do sono, não costumam ter manobras evasivas no local, nem freadas de pneus, diferentemente dos casos que envolvem embriaguez. Segundo a coordenadora do Departamento de Sono da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Dra. Rosa Hasan, grande parte dos condutores não entendem que pilotar privado de sono é perigoso. “Os jovens são as principais vítimas da sonolência, porque trabalham durante o dia inteiro e saem para balada com o cérebro cansado”, afirma Dra. Rosa.

Legislação

O único local do mundo que há uma jurisdição considerando criminosa a condução de veículos sob privação de sono é no estado de Nova Jérsey (EUA). No Brasil já se pensa na necessidade de uma legislação que puna os condutores que insistem em arriscar suas vidas e as de terceiros ao dirigir com sono.

Segundo o Instituto Americano de Tráfego, nos Estados Unidos calcula-se que 100 mil acidentes por ano estejam relacionados à privação de sono, que geram o resultado negativo de mortes e 71 mil feridos. Na França, Inglaterra e Finlândia, a estimativa é que de 10% a 20% dos acidentes no trânsito são causados por conta da sonolência.
De acordo com o coordenador do Centro de Estudo Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes (CEMSA), Dr. Marco Túlio Mello, a legislação que ia ser sancionada, referente ao tempo máximo de direção e condução foi vetada pelo vice-presidente da república, José Alencar.

Quais os sintomas da sonolência?

• Sensação de peso nas pálpebras
• Dificuldade de focalizar a visão
• Ardor nos olhos
• Pensamentos desconexos e devaneios
• Dificuldade de lembrar-se dos últimos quilômetros percorridos
• Perder saídas ou sinais de tráfico
• As pálpebras se fecham a cabeça começa a pender
• Bocejos tornam-se constantes
• A visão começa a ficar turva
• Piscamentos constantes
• Dificuldade de manter a cabeça ereta
• Sair fora da rota, encostar-se na traseira de um carro, ou bater em obstáculos na pista
• Sentir-se cansado ou irritado

História do Clube da CB

O motoclube “Amantes de CB’s” surgiu em janeiro de 2004, quando sete apaixonados por esse modelo de motocicleta se conheceram em um grupo de discussões via Internet, para combinarem uma viagem para as cidades paulistanas Serra Negra e Monte Alegre do Sul.
A iniciativa dos fundadores gerou seguidores em todo território nacional, e surgiu a necessidade da construção de um site para que os adeptos da CB se comunicassem mais, os eventos fossem acontecendo e a mobilização se tornasse generalizada. Nomeado “Moto Clube CB Brasil, os encontros motociclísticos como aniversário de Moto clubes, reunião para entrega de presentes e doces no Dia das Crianças, doação de alimentos para asilos de idosos e doação de sangue na Santa Casa fortaleceu os projetos sociais instituídos pelo grupo CB.
Evolução
A CB passaram por diversos modelos como CB I, CB II, Standart, Custom, CB 400, CBR 450, CB 1300 Nelson Piquet. Segundo o vice-presidente do motoclube CB400 e presidente do CB1300, Luciano Grenga, a idéia é integrar os apaixonados pela CB independente de onde ele estiver. “Hoje temos 46 integrantes entre São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, mas em nosso site existem pessoas cadastradas que discutem sobre os modelos dessa motocicleta”, afirma Grenga.
Em março de 2006, o motoclube passou a se chamar “Moto Clube da CB”, com identidade própria formada. Para as pessoas que não querem atender as exigências para integrar-se ao motoclube, foi criado o “Clube da CB” para troca de informações sobre a motocicleta e ponto de encontro de companhia para passeios e viagens. Conheça o site:
http://www.clubedacb.com.br/

Realmente este vídeo vai fazer você rir, assista, vale apena!!!

domingo, 30 de agosto de 2009

Limpeza e Conservação


Limpe sua motocicleta regularmente para mantê-la com boa aparência e proteger a pintura, componentes plásticos, borrachas e cromados além de aumentar a durabilidade.
Quando utilizadas em regiões litorâneas, dedique cuidados adicionais em relação à conservação habitual, ao contato intensivo com a maresia, a permanência ou estacionamento prolongado em ambientes de alto teor de umidade e salinidade e à falta de manutenção. Procedimentos inadequados para a imediata remoção pósuso dos elementos agressivos ao meio ambiente contribuem para o surgimento do processo de oxidação e sulfatação.
- Em caso de chuva ou contato com água pluvial das vias de cidades ou localidades litorâneas, travessia de riachos, alagadiços e enchentes, ou em caso de utilização da motocicleta em “OFF-ROAD”, habitue-se a lavar a motocicleta e secá-la e aplicar imediatamente produtos de boa qualidade que ofereçam proteção
- Elimine o acúmulo de poeira, terra, barro, areia e pedriscos, a incrustação em componentes de atrito como pastilhas de freio e disco, que prejudicam a durabilidade e a eficiência.
- O atrito de pedriscos e a areia da pista podem afetar a pintura das peças pintadas.

Como lavar sua motocicleta
ATENÇÃO
Nunca lave sua motocicleta exposta ao sol e com o motor quente.

1. Pulverize querosene ao motor, carburador, escapamento, rodas e cavalete lateral para remover resíduos de óleo e graxa. Incrustações de piche são removidas com querosene puro.
2. Enxágue em seguida com bastante água.
3. Lave o tanque, assento, tampas laterais e parálamas com água e shampoo neutro. Use um pano limpo e macio. Enságue e enxugue a motocicleta completamente com um pano limpo e macio.
4. Limpe o pára-brisa da caenagem com um pano macio ou esponja com bastante água. Seque com um pano macio. Remova pequenos riscos com cera de polimento para plásticos.
ATENÇÃO
Evite pulverizar água sob alta pressão nos seguintes componentes ou locais:
- Cubos das rodas
- Saída do escapamento
- Sob o assento
- Interruptor de ignição
- Interruptores do guidão
- Corrente de transmissão
- Sob o tanque de combustível
- Painel de instrumentos
- Carburador
- Reservatório do fluído de freio
- Carenagem

NOTA
- Não remova a poeira com um pano sêco pois a pintura será riscada.
- Não use detergente que podem danificar a pintura por serem corrosivos.
5. Se necessário, aplique cera protetora nas superfícies pintadas ou cromadas. A cera protetora deve ser aplicada com um algodão especial ou flanela, em movimentos circulares e uniformes.
ATENÇÃO
A aplicação de massas ou outros produtos para polimento danifica a pintura.
6. Imediatamente após a lavagem, lubrifique a corrente de transmissão e os cabos do aceledor, do afogador e da embreagem.
7. Ligue o motor e deixe-o funcionando por alguns minutos.
CUIDADO
A eficiência dos freios pode ser afetada após lavagem da motocicleta. Tenha cuidado nas primeiras frenagens.
Equipamentos para lavagem
Ao utilizar equipamento de alta pressão de água para lavar a motocicleta, observe os cidados para a correta aplicação do equipamento. O jato direto e alta temperatura podem danificar componentes da motocicleta. A alta pressão provoca o desprndimento de faixas e adesivos, graxas dos rolamentos da coluna de direção e da articulação da suspensão traseira e também a pintura. Evite aplicar detergentes alcalinos/ácidos, os quais são altamente prejudiciais às peças zincadas e de alumínio.

Limpeza do filtro de ar


Um filtro sempre limpo é muito importante e nunca deve de andar com sujeira, pois principalmente o motor diminui o rendimento e consome mais combustível... Existem várias maneiras para limpar, costuma-se limpar com gasolina, depois lava-se com água ensaboada para tirar a gasolina e deixa-se secar. Tão simples quanto isso. Depois de seco é só olear o filtro com o óleo especial para filtros, espalhar bem, retirar o excesso e montar. Convém ver se a caixa do filtro está suja, caso esteja também é importante limpá-la. Técnicamente não se deve usar gasolina pois desgasta a espuma do filtro mais rapidamente. Deve-se usar um produto especial mas este é bastante caro, geralmente a limpeza com gasolina é mais rápida, mais barata, limpa melhor e o filtro seca mais rápido.

Manutenção da Bateria


Da bateria depende, no caso das motos com partida elétrica, o arranque do motor da moto. As baterias das motos estão dimensionadas, devido às condicionantes de espaço e peso, para facultar o arranque do motor sendo quase utilizadas no seu limite nesse instante. Assim, é necessário que a bateria se encontre sempre em ótimas condições, para que não surjam surpresas. Existem 2 pontos em que se deve ter especial atenção na manutenção das baterias: o nível da água e a limpeza dos terminais.
Em relação ao nível da água é necessário que este encontre sempre entre as marcas de máximo e mínimo inscritas na bateria em todos os elementos. Caso o nível da água se encontre abaixo do mínimo em algum dos elementos da bateria, é necessário destapar o respectivo elemento e adicionar água destilada até completar o nível. Nas baterias sem manutenção (MF-Maintenance Free) não é possível realizar esta operação.
O outro ponto a ter em atenção é a limpeza dos terminais da bateria. As baterias têm tendência a formar depósitos e acumular zinabre na zona dos terminais. Estes depósitos podem dificultar a passagem da corrente elétrica, não permitindo assim o uso da bateria em pleno. Para limpar os terminais da bateria, deve-se retirar a bateria da moto, desligando os terminais (1º o negativo e depois o positivo) e limpar os terminais e as zonas mais próximas com uma solução de água e bicarbonato de Sódio. Depois de estarem bem limpos, deve-se ainda passar com um pedaço de lixa fina na zona de aperto dos terminais da bateria e dos cabos. Para montar a bateria na moto deve-se apertar os terminais pela ordem inversa à desmontagem, e não esquecer de encaixar o tubo de ventilação.
Caso surja a necessidade de carregar a bateria, esta carga deve ser efetuada com a bateria desligada da moto, com os orifícios de enchimento abertos e utilizando um carregador pouco potente (dos mais pequenos).

Robô vira piloto de testes de motos esportivas


A fabricante de óleos lubrificantes Castrol precisava de um piloto para testar seus produtos para motos esportivas de grandes cilindradas.
Os candidatos precisavam preencher alguns pré-requisitos, como a capacidade de manter acelerações constantes por períodos precisos, mudar as marchas tão rapidamente quanto o câmbio aguentasse e fazer isto por longos períodos e repetidas vezes. Ou seja, um piloto de testes virtualmente incansável.
Robô piloto de testes

O único candidato que atendeu a todas as exigências foi Flossie, um robô magrelo que adora pilotar motos por horas a fio. E, acima de tudo, consegue repetir tudo igualzinho um sem-número de vezes, permitindo que os engenheiros avaliem e comparem cada uma das alterações feitas nos produtos que estão desenvolvendo.
Flossie ainda não tem talento suficiente para se equilibrar na moto, operando sempre "ancorado". Não precisava ser diferente, já que as motos geralmente são testadas acopladas a um dinamômetro. E o robô nunca reclama do ruído dos motores rodando continuamente a 16.000 rpm.

Autoaprendizado

O robô possui um modo de autoaprendizado que permite que ele aprenda rapidamente a pilotar novas motos, que podem ser desde as supermáquinas da moto GP, até pequenas motonetas.
Um programa de inteligência artificial avalia a combinação de marchas de cada câmbio, detecta a sensibilidade da embreagem e a resposta do motor, permitindo que ele seja um piloto quase perfeito para qualquer máquina.

fonte: inovação tecnológica ( Colaboração Amarilio Barbosa)

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Qual o significado da águia no motociclismo?


Alguns de nós tem estampada em suas motocicletas ou camisetas a figura de uma águia. "Outros, tem a águia nas suas atitudes e personalidade". - (Policarpo Jr - Rock Riders).Esta é uma ave muito especial, é a que mais tempo vive além de ser a que voa mais alto, quase sempre em voo solitário.Ficam lá no alto, olhando o azul infinito. Alguma vez já pensou onde vão as águias quando a tormenta vem ? Onde é que elas se escondem ? Elas não se escondem… Abrem suas asas, que podem voar até 90 km por hora e enfrentam a tormenta. Enquanto todo mundo fica às escuras, embaixo, elas voam vitoriosas e em paz, lá em cima.Quando chegam aos 35 anos, estão com as penas velhas, o que as impedem de voar, as unhas e o bico estão compridos demais, curvados, impedindo-as de se alimentar. Então, numa atitude instintiva e de coragem pela sobrevivência, procuram um lugar alto, próximo à uma rocha onde batem as unhas até que se quebrem. Em seguida o bico. Batida após batida, até cair. Enquanto isso, são alimentadas por outras, para que sobrevivam. Quando as unhas começam a crescer, ela vai arrancando as penas, uma a uma. Após aproximadamente 150 dias está completo o processo e ela parte para o vôo de renovação, com mais anos de vida pela frente.Mas as águias também morrem. Quando sentem que chegou a hora de partir, não se lamentam nem ficam com medo. Tiram as últimas forças de seu cansado corpo e voam aos picos mais altos, quase inatingíveis, e aí esperam resignadamente o momento final. Até para morrer são extraordinárias.Fonte: Rock Riders

O importante deste vídeo é mostrar que O espirito estradeiro não existem obstáculos...

Este vídeo é muito filosófico, tudo relacionado àguia- Homem

A ÁGUIA...ESTE VIDEO ME EMOCIONOU...



Não vou dizer nada sobre a minha opinião, este vídeo já diz tudo!!! Quem assistir, dê sua opinião...

APOCALYPSES CYCLES...

EASY RIDER, simplesmente um maravilhoso classico!!!



O tempo passou, mas nada mudou, apenas o tempo...

terça-feira, 25 de agosto de 2009

INDIAN 150 CILINDRADA, RARIDADE

domingo, 23 de agosto de 2009

H-D Museum (3/27/09 @ 7PM)

R O U T E 66

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

motoqueiro selvagem - inspiração de muitos estradeiros!!!

Táticas para serem usadas contra a desidratação do motociclista

- Beba muita água, ela é o melhor hidratante. Outros líquidos tais como,refrigerantes e outros com cafeina apenas contribuem para a desidratação. - Proteja sua pele conta a desidratação usando roupas que cubram todo o corpo. - Viajando por regiões de baixa umidade, uma técnica interessante é encharcar a camiseta com água e fechar completamente o blusão para impedir a evaporação. - Em altas temperaturas o melhor a fazer é não andar de motocicleta. Mas caso for viajar, faça-o bem cedo, até a temperatura começar a ficar desagradável e no final da tarde.

DESLOCAMENTO DE AR

Ao ultrapassar grandes veículos, como caminhões e ônibus, por exemplo, tome cuidado com o deslocamento de ar causado por eles e que podem desestabilizar a moto.
Atrás desses veículos, o turbilhão de ar tende a “puxar” a moto para próximo deles (efeito do vácuo). Na parte dianteira, o ar deslocado direciona-se para os lados, tendendo a “empurrar” a moto para a lateral. Para evitar tais incômodos, mantenha uma distância segura dos veículos durante a manobra de ultrapassagem (cinco metros, pelo menos). Muito cuidado com veículos transportando pedras, areia ou cargas soltas ou mal amarradas.
Em estradas simples, de mão dupla, o mesmo efeito do deslocamento de ar poderá também ser causados por grandes veículos que vêm em sentido contrário. Um forte golpe de ar pode atingir a moto lateralmente. Para evitar esse efeito, procure manter-se mais à direita quando perceber a aproximação do caminhão ou ônibus.
Evite andar “colado” aos veículos que seguem à frente, especialmente caminhões e ônibus, que – além de lhe limitarem a visão para os obstáculos da pista, como os buracos, por exemplo – podem frear repentinamente (não esqueça e efeito do vácuo).
Muito cuidado ao entrar em postos de gasolina com calçamento feito em paralelepípedos, cimento, terra ou pedriscos. Muitas vezes, habituado a uma velocidade maior na estrada, o piloto entra no posto mais rápido do que deveria, sem dar conta das condições de aderência. Ao frear para diminuir repentinamente a velocidade, pode derrapar e tomar um tombo “bobo” – mais comum do que se imagina.
Além disso, as chances de uma entrada de posto à beira de estrada ter acúmulo de óleo são muito grandes, pois nele param caminhões.
Caso perceba que irá atravessar uma mancha de óleo, procure manter-se na trajetória, com a moto mais “neutra” possível e “em pé”, acionando a embreagem e evitando tocar nos freios.
Algumas motos, que obrigam a uma posição de pilotagem mais esportiva, podem provocar dores lombares depois de determinado tempo de viagem. Por isso, recomenda-se paradas a cada 100/150 km rodados para descansar. Aproveite para fazer alongamentos na região dorsal, nas pernas e nos braços.

SITUAÇÕES PERIGOSAS

* Situar-se detrás de ônibus e caminhões para evitar o vento;
* Transitar sobre a faixa continua ou tracejada entre duas filas de veículos;
* Ultrapassar pela direita ônibus ou similares;
* Colocar-se onde o motorista não o vê pelo espelho retrovisor;
* Passar muito perto de veículos, pois, o motorista pode descer;
* Não cruze a linha férrea em forma perpendicular;
* Transitar com a velocidade maior que a permitida;
* Transportar mais de um passageiro ou garupa;
* Levar carga que o impeça de manter as mãos no guidão;
* Transitar com crianças na parte dianteira;
* Olhe! Atrás de uma bola vem um menino;
* Fazer piruetas ou manobras esportivas na via.

CONTROLE BÁSICO DA MOTOCICLETA

A postura correta varia de acordo com as condições de pilotagem, porém em termos gerais existe 7 pontos chaves para controla-la.
1. Ombros: Arqueados e com naturalidade
2. Olhos: Olhar sempre adiante sem fixa-lo em um ponto;
3. Cotovelos: Braços relaxados com os cotovelos levemente para dentro;
4. Mãos: punhos abaixados em relação à mãos centralizadas em relação à manopla;
5. Joelhos: Apertando a todo momento o tanque de gasolina, porque abrindo-o facilita a perda do equilíbrio;
6. Pés: Pés paralelos ao solo, com salto encaixado nas pedaleiras. Pé direito sobre o pedal de freio trazeiro;
7. Quadril: Quadril junto ao tanque em posição que permita virar o guidão sem esforço dos ombros.

OS DOZE MANDAMENTOS DO MOTOCICLISTA

1 – Mantenha a motocicleta sempre em ordem;
2 – Pilote utilizando equipamentos de segurança;
3 – Reduza a velocidade;
4 – Atenção e concentração;
5 – Respeite a sinalização de trânsito;
6 – Cuidado nos cruzamentos;
7 – Cuidado nas ultrapassagens;
8 – Cuidado com pedestres;
9 – Seja visto;
10 – Alcoolismo(Se beber nãodirija!);
11 – Mantenha distância segura entre um veículo;
12 – Cuidado com a chuva.

EMERGÊNCIAS MENORES

Há algumas outras emergências para quais os motociclistas devem estar preparados, ainda que não sejam perigosas, acontecem frequentemente que acabam se convertendo em problemas.
Objetos voadores:
De vez em quando um motociclista é atingindo por insetos, bagas de cigarro jogados pela janelas dos veículos, pedras jogadas por veículos que estão na frete. Se você pilota sem proteção no rosto é possível que seja golpeado no olho, na face ou na boca. Se você usa proteção no rosto, a mesma pode chegar a ficar suja ou quebrada, dificultando a visão. Aconteça o que acontecer, não permita que afete seu controle da moto. Mantenha a visão na estrada e as mãos nas manoplas e tão logo seja possível saia da estrada para reparar os danos.
Animais :
Faça todo o possível para evitar atropelar um animal. Contudo, se você se encontra no meio do trânsito, não se desvie da sua faixa de circulação para evitar atropelar um animal. Você tem uma maior probabilidade de sobreviver a um impacto com um animal, do que com outro veículo.
As motos atraem os cães. Se um cão está perseguindo-o, não dê chutes no animal, é muito fácil perder o controle da moto. Em lugar disso, mude para uma baixa velocidade e aproxime-se lentamente do animal. Ao chegar o animal, aumente a velocidade repentinamente, assim você deixará o animal para trás tão repentinamente que este perderá o interesse.

ACESSÓRIOS E MODIFICAÇÕES

Uma motocicleta segura pode converter-se rapidamente em uma ameaça, se você colocar acessórios incorretos ou modifica-la, faz com que a moto seja mais difícil de pilotar.
PEDALEIRAS
São montadas na parte dianteira da moto para permitir que o condutor se apoie. As pedaleiras podem dar mais cômodo ao pilotar, sem dificuldade, mas pode ser problema quando:
Se demora muito a alcançar o pedal de freio em uma emergência;
O condutor não tem a fixação necessária para manter o equilíbrio.
BARRA DE ENCOSTO ou "Sissi Bar"
É uma barra alta montada na parte posterior do acento. O problema é:
Quando estão carregadas, transfere o centro de gravidade da moto e afeta o equilíbrio.
Faz que seja mais difícil para que o condutor e o garupa se sente mais rápido na moto.
GUIDOM ALTO
Se estendem por cima dos ombros do condutor. O problema é:
Exerce demasiada tensão nos braços do piloto, promovendo insegurança principalmente nas tomadas de curva.
Obstrui a visão.
As modificações incorretas podem fazer com que a moto seja mais difícil de pilotar. Também podem por excessiva pressão sobre determinadas peças importantes à segurança. Os engenheiros passam anos desenhando uma motocicleta que se possa conduzir facilmente. Não faça nenhuma alteração a menos que esteja seguro do que poderá ocasionar a moto.
É necessário lembrar também que qualquer alteração na originalidade da motocicleta, necessita de pré-autorização do órgão competente (DETRAN), para torná-la legal, uma vez que o CBT não permite qualquer alteração.