 Como evitar o problema? Sensibilidade é a palavra. Perceber que a 
alavanca de embreagem está ficando mais durinha é um indício de que o 
cabo (ou o próprio sistema de embreagem) está com problemas. Lubrificar o
 cabo frequentemente aumenta a sua vida útil. É uma manutenção simples e
 que se faz aplicando o óleo na junção do cabo com a manete de 
embreagem, tendo a paciência de ver o óleo escorrer até o fim e sua 
capa. Para isso, quanto mais fino for o óleo, melhor, sendo os em spray 
os mais indicados.Lubrificação do cabo da embreagem da moto.
 Como evitar o problema? Sensibilidade é a palavra. Perceber que a 
alavanca de embreagem está ficando mais durinha é um indício de que o 
cabo (ou o próprio sistema de embreagem) está com problemas. Lubrificar o
 cabo frequentemente aumenta a sua vida útil. É uma manutenção simples e
 que se faz aplicando o óleo na junção do cabo com a manete de 
embreagem, tendo a paciência de ver o óleo escorrer até o fim e sua 
capa. Para isso, quanto mais fino for o óleo, melhor, sendo os em spray 
os mais indicados.Lubrificação do cabo da embreagem da moto.Saiba o que fazer com cabos rompidos, pneus furados e até perda de chaves.
 Motos
 podem ser muito amadas por seus donos, mas há momentos em que este 
sentimento profundo pode sofrer abalos. A seguir, uma lista de cinco 
problemas que acabam com o humor de qualquer motociclista, que fazem 
repensar a relação, mas que podem ser minimizados ou evitados. Saiba 
como:
 1. Cabo da embreagem rompido
No passado, o episódio era bem mais comum na vida de um motociclista. Hoje o material usado nos cabos da embreagem melhorou, mas, de fato, o que está mais caprichado é o projeto das motos. O caminho que o cabo faz da manete até o motor é menos tortuoso e, portanto, os esforços são menores – são eles os maiores responsáveis pelo desgaste e consequente rompimento, além da falta de lubrificação.
No passado, o episódio era bem mais comum na vida de um motociclista. Hoje o material usado nos cabos da embreagem melhorou, mas, de fato, o que está mais caprichado é o projeto das motos. O caminho que o cabo faz da manete até o motor é menos tortuoso e, portanto, os esforços são menores – são eles os maiores responsáveis pelo desgaste e consequente rompimento, além da falta de lubrificação.
 Se mesmo lubrificado abundantemente o manete de embreagem continuar 
duro é sinal de que o problema pode não ser no cabo. Ele pode estar 
esgarçado, próximo do rompimento e precisando ser substituído. A despesa
 envolvida na troca de um cabo de embreagem é pequena e a mão de obra é 
simples na maioria das motos.
 Alguns adeptos mais prevenidos da prática fora de estrada costumam 
colocar um cabo reserva, fixado junto ao cabo em uso. Se um quebrar, o 
outro já está ali, pronto para entrar em ação, bastando apenas 
encaixá-lo na manete e na alavanca que fica no bloco do motor.
 No entanto, se o cabo quebrar e não houver como consertá-lo, o problema
 não é tão grave assim: o câmbio da sua moto suportará mudanças de 
marcha sem a embreagem por um pequeno período de uso. O problema será a 
saída, e um recurso que funciona (mais fácil em motos pequenas ou 
médias) é engatar uma marcha mais longa, segunda ou terceira, por 
exemplo, e apertar o botão da partida elétrica, ajudando a moto a se 
movimentar para frente com as pernas.
 E nas motos maiores? Na maioria delas, a embreagem tem comando hidráulico (sem cabo), ou seja, não há nada para quebrar.
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 2. Cabo do acelerador rompido
Se o cabo endureceu, fique atento e aposte na lubrificação. Porém, se ele se romper – algo bem mais raro que a pane no cabo de embreagem –, não haverá como seguir viagem. Nas motos com carburador, um recurso é elevar a marcha lenta. A rotação mais alta permitirá seguir em frente se não houver trechos muito íngremes. Para fazer isso, basta saber qual é o parafuso de regulagem da marcha lenta. Geralmente, ele está bem visível em todos os carburadores. Mas atenção: esse é um expediente arriscado e só deve ser usado em situações de emergência, como para sair de um local perigoso à margem de uma rodovia e alcançar um posto de serviço ou oficina.
Se o cabo endureceu, fique atento e aposte na lubrificação. Porém, se ele se romper – algo bem mais raro que a pane no cabo de embreagem –, não haverá como seguir viagem. Nas motos com carburador, um recurso é elevar a marcha lenta. A rotação mais alta permitirá seguir em frente se não houver trechos muito íngremes. Para fazer isso, basta saber qual é o parafuso de regulagem da marcha lenta. Geralmente, ele está bem visível em todos os carburadores. Mas atenção: esse é um expediente arriscado e só deve ser usado em situações de emergência, como para sair de um local perigoso à margem de uma rodovia e alcançar um posto de serviço ou oficina.
 3. Pneu furado
A primeira providência é parar de rodar o quanto antes, assim que perceber a perda de ar, tanto para evitar acidentes decorrentes da menor maneabilidade que o pneu vazio causa, como para evitar estragos nele ou na câmara de ar (se houver). Ao rodar vazias, as câmaras de ar estragam facilmente. Um furo pode virar dois, três ou, pior que isso, um rasgo. E um problema que seria possível consertar com um simples remendo pode dar “perda total”, e exigir a troca do componente.
A primeira providência é parar de rodar o quanto antes, assim que perceber a perda de ar, tanto para evitar acidentes decorrentes da menor maneabilidade que o pneu vazio causa, como para evitar estragos nele ou na câmara de ar (se houver). Ao rodar vazias, as câmaras de ar estragam facilmente. Um furo pode virar dois, três ou, pior que isso, um rasgo. E um problema que seria possível consertar com um simples remendo pode dar “perda total”, e exigir a troca do componente.
 Pneu furado em uma Suzuki (Foto: Divulgação)
Pneu furado em uma Suzuki (Foto: Divulgação)
 Se realmente não for possível parar de rodar imediatamente e fazer o 
certo, que é desmontar a roda e levá-la ao conserto, o dano será menor 
se houver menos peso sobre a moto. Portanto, desça dela e a empurre com o
 motor ligado, caminhando ao lado. Fazer isso é realmente o último 
recurso, pois exige razoável habilidade, e a chance de problemas é 
grande. Lembre-se que o uso exagerado da embreagem a sobrecarrega e pode
 até “queimar” o componente. Além disso, motores refrigerados a ar 
precisam de velocidade e de fluxo de ar para não “fritarem”. Importante:
 só deixe o motor ligado em marcha lenta, com a embreagem sendo acionada
 constantemente, por um curto período de tempo.
 No caso de o pneu furado não ter câmara, o esvaziamento é mais lento e,
 mesmo se ele murchar de vez, o dano de rodar até o borracheiro será 
potencialmente menor do que em um pneu com câmara. Mesmo assim, a 
velocidade deve sempre ser baixíssima.
 Os sprays reparadores de pneus são ótima alternativa, e carregá-los em 
viagens oferece tranquilidade, já que é sempre mais complicado achar um 
borracheiro em rodovias. O problema desses sprays é que eles são 
eficientes contra furos, seja em câmaras de aro ou em pneus sem câmara, 
mas, se houver rasgo, ele não será capaz de vedar a fuga de ar.
 Os sprays reparadores de pneus são ótima alternativa, e carregá-los em 
viagens oferece tranquilidade, já que é sempre mais complicado achar um 
borracheiro em rodovias. O problema desses sprays é que eles são 
eficientes contra furos, seja em câmaras de aro ou em pneus sem câmara, 
mas, se houver rasgo, ele não será capaz de vedar a fuga de ar.
 Corrente e coroa da moto (Foto: Divulgação)
 4. Corrente quebrada
A qualidade das correntes de transmissão é, atualmente, muito boa. O motociclista está seguro se usar as originais de fábrica ou de marcas renomadas. Porém, o sistema de transmissão é sujeito a desgaste, e a troca da relação (nome dado ao conjunto formado por pinhão, corrente e coroa) deve ser periódica. A dica mais importante é jamais optar por marcas “xing-ling”, pois, além de durarem menos, oferecem riscos.
A qualidade das correntes de transmissão é, atualmente, muito boa. O motociclista está seguro se usar as originais de fábrica ou de marcas renomadas. Porém, o sistema de transmissão é sujeito a desgaste, e a troca da relação (nome dado ao conjunto formado por pinhão, corrente e coroa) deve ser periódica. A dica mais importante é jamais optar por marcas “xing-ling”, pois, além de durarem menos, oferecem riscos.
 Estar bem no meio de uma ultrapassagem e a corrente quebrar é ruim, mas
 pior do que isso é a corrente quebrar e enroscar na roda, travando-a e 
levando você para o chão, ou ainda chicotear o cárter (recipiente que 
protege o sistema) na quebra, rompendo o metal em torno do pinhão e 
fazendo você perder seu motor. Sendo assim, olho vivo na transmissão.
 À esquerda, uma ementa; à direita, a corrente e o pinhão (Foto: Roberto Agresti e Divulgação)
À esquerda, uma ementa; à direita, a corrente e o pinhão (Foto: Roberto Agresti e Divulgação)
 Um sinal evidente que a sua relação “já era” é quando a possibilidade 
de regulagem da tensão chega ao final. Outra forma de verificar o fim da
 vida útil do sistema é olhar para a coroa: se os dentes estiverem 
inclinados, estilo barbatana de tubarão, com as pontas afinadas, corra 
para o mecânico. Um recurso da turma que faz trilha é levar sempre uma 
emenda de corrente. As correntes da maioria das motos são seladas, sem 
emenda, mas se por acaso você tiver uma emenda presa em algum lugar de 
sua moto, bastará usar a pecinha para conseguir chegar até o mecânico e 
colocar uma corrente nova.
 5. Chave perdida
Existe alguém no planeta que jamais perdeu uma chave, seja ela de casa, do carro ou… da moto? Talvez sim, mas garanto que as pessoas que passaram por um grande aperto por conta do sumiço de chaves jamais esquecerão a dor de cabeça que isso causa.
Existe alguém no planeta que jamais perdeu uma chave, seja ela de casa, do carro ou… da moto? Talvez sim, mas garanto que as pessoas que passaram por um grande aperto por conta do sumiço de chaves jamais esquecerão a dor de cabeça que isso causa.
Chave pode ficar escondida na moto.
 Antigamente, antes do advento das chaves codificadas com chip, a perda 
de uma chave se resolvia com uma ligação direta, algo nem tão complexo 
assim de se fazer. E a trava do guidão? Ora, quebrá-la nas motos mais 
antigas é quase tão fácil quanto… fazer uma ligação direta!
 Hoje, além das chaves eletrônicas, as travas também estão mais robustas
 e assim, o que fazer? Simples: prenda uma chave reserva em alguma 
fresta escondidinha de sua moto com um pedacinho de arame ou um 
“esgana-gato”. Caso aconteça o mal maior, a perda da chave, a outra 
estará bem ali, naquele cantinho que só você sabe onde é. Atenção: caso 
você use uma trava suplementar, faça o mesmo com a chave do acessório, 
se não de nada adiantará ter a chave do contato.
 Hoje, além das chaves eletrônicas, as travas também estão mais robustas
 e assim, o que fazer? Simples: prenda uma chave reserva em alguma 
fresta escondidinha de sua moto com um pedacinho de arame ou um 
“esgana-gato”. Caso aconteça o mal maior, a perda da chave, a outra 
estará bem ali, naquele cantinho que só você sabe onde é. Atenção: caso 
você use uma trava suplementar, faça o mesmo com a chave do acessório, 
se não de nada adiantará ter a chave do contato.
Fonte G1/Roberto Agresti. 
 
 
 
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