A restauração de motos antigas pode ser encarada como um
hobby, uma profissão, um simples prazer ou até mesmo uma arte. Mas, para que
tudo corra na perfeição, há que ter em mente, antes de mais, alguns cuidados.
Deve saber de antemão que irá gastar muito tempo, precisará de pesquisar
bastante e, acima de tudo, deverá ser paciente. Mas ver o resultado final – a
sua obra-prima – será, sem dúvida, muito gratificante.
A restauração de motos antigas
Aquilo que inicialmente não passava de um monte de ferrugem,
de peças partidas e amassadas, que alguém mais distraído mandaria para a sucata
sem hesitar, transformar-se-á numa bela mota reluzente: um maravilhoso
clássico. Se já decidiu dedicar-se a restaurar motos antigas, então está de
parabéns! Tome nota de alguns passos essenciais para que o seu trabalho flua da
melhor maneira e deite “mãos à obra”.
Como o fazer?Antes de iniciar o seu trabalho de restauração,
deve reunir o máximo de dados possíveis sobre a moto. Sempre que possível,
identifique a marca, o país de origem, o ano de fabricação. Assim, poderá
adquirir o manual de peças e esquema de montagem, o que facilitará a procura
das respetivas peças e componentes;
Pesquise dados como mecânicos experientes, concessionários
da marca, fabricantes (se existirem) e até mesmo colecionadores para que possa
ter acesso à informação de qualidade que irá necessitar no projeto de
recuperação da sua máquina. Não se esqueça que, para um bom resultado final, é
fundamental ter a melhor informação técnica possível;
Verifique que peças podem ser adaptadas e quais podem ser
recuperadas. Se por exemplo pistões e engrenagens podem ser adaptados por custo
razoável, já um cilindro, um carburador, o motor ou a bomba de óleo serão
difíceis de substituir. No entanto, poderão ser recuperados. Se faltar algum
destes elementos e não encontrar peças originais à venda, experimente colocar
um anúncio em publicações ou sites especializados;
Se não tiver um espaço fechado, como uma sala ou garagem,
para trabalhar, certifique-se de que tem caixas fechadas para colocar peças e
materiais para não correr o risco de perder nada que possa vir a fazer-lhe
falta;
Coloque etiquetas nas peças desmontadas e guarde-as em
locais certos para que seja depois mais fácil voltar ao puzzle de remontar a
sua moto;
Quanto à pintura, será necessária uma atenção especial pois,
antes da produção em série, a pintura era muitas vezes feita por autênticos
artesãos que, cuidadosamente, pintavam à mão tanques e rodas;
Verifique atentamente se o que parece cromado é mesmo
cromado, pois antes dos anos 20 este acabamento era geralmente niquelado;
Não esqueça a proteção contra a ferrugem. Depois de tanta
dedicação e trabalho com a sua obra-prima, não vai querer que a humidade
danifique a sua peça com este óxido. Após a reforma, preocupe-se com a
manutenção da máquina;
Experimente recorrer a sites de venda online como o eBay
para encontrar as suas peças e componentes, poderá ter resultados
surpreendentes ao encontrar particularidades que parecem mais difíceis de
encontrar;
Limpe sempre as roscas das carcaças antes de fechar o motor,
assim evita rachas por pressão devido a poeiras e sujidade interna;
Tente, sempre que possível, ler tudo o que encontrar sobre o
seu modelo, pois pode haver peças que foram adaptadas e que também lhe
servirão;
Faça o seu orçamento e crie um plano de gastos mensal ou
bimensal para aquisição de material. Evite ultrapassar o plafond para não
correr o risco de ter de inviabilizar o projeto.
Quando a sua “moto velha-nova” estiver pronta, reluzente e
linda, será excecional dar um passeio com ela e exibi-la aos amigos e família,
mas também aos mecânicos e a todos os que ajudaram no projeto de recuperação.
Partilhar o resultado final do trabalho conseguido é sempre
recompensador e, até quem sabe, pode ser motivador para que mais amigos se
iniciem neste tipo de projeto de restauração de motos antigas. Mais do que
apenas um hobby, a restauração de motos é uma verdadeira arte!
FONTE:: ATOMIC Hot Links
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