LENDÁRIOS ESTRADEIROS MOTO CLUBE

LENDÁRIOS ESTRADEIROS MOTO CLUBE

RÁDIO ROTA 66

sábado, 30 de abril de 2016

PREPARATIVOS PARA ORGANIZAR UMA VIAGEM DE MOTOCICLETA.


Eu, Bill Lendários Estradeiros pesquisei e achei interessante compartilhar um assunto tão importante para os que curtem uma estrada pelo Brasil e mundo a fora.

A Moto
Um passo importante é escolher bem a moto de acordo com suas preferências. Existem motos grandes e potentes que seriam capazes de levar qualquer um até o Canadá, desde que não exista durante o caminho nenhuma estrada de areia ou cascalho. Alguns modelos são ótimos tanto em estradas de terra bastante irregulares quanto em asfaltos lisos. Procure pesquisar o melhor tipo de moto de acordo com o que você espera de suas aventuras.
O que levar?
Quando se viaja de carro, é fácil encontrar em qualquer beira de estrada um mecânico para “quebrar um galho” caso ocorra algum problema. Em viagens com motocicleta é diferente. É muito difícil encontrar alguém que saiba um pouco de mecânica e manutenção de motos, principalmente em modelos importados. Por esse motivo, é necessário que o motociclista saia para a estrada com um kit básico de sobrevivência, principalmente em viagens longas.
É extremamente difícil conseguir compor todos os itens de manutenção e reposição portanto, coloque na sua bagagem os itens que você puder comprar e os que considerar de maior importância.
Peças
Cabos do acelerador, freios, embreagem.
Fusíveis, lâmpadas para o farol, lanterna e setas.
Câmaras de ar sobressalentes (importante pois o reparador de câmara danifica as câmaras de ar).
Velas de ignição. Corrente usada.
Utensílios
Elástico extra para bagagem, canivete ou faca, rolo de fita isolante.
Um pequeno pedaço de fio e um de arame fino. Lanterna pequena.
Um pequeno conjunto de parafusos, arruelas e porcas.
Roupa impermeável (importante).
Pequeno frasco tipo dosador com óleo de motor para lubrificar a corrente.
Para usar
Caneta e um bloco de anotações.
Máquina fotográfica (muito importante) 
Mapas
Foto da namorada, família ou cachorrinho de estimação.
Óculos escuros.
Para acampar
Sacos de dormir, barraca, sabão, escova, toalha, desodorante, repelente, cantil, marmitas, facão, etc…
A armadura
Jaqueta e botas de motociclista, luvas de couro sem forro (absorvem o suor e mantêm as mãos frias)
Calça de couro (caríssimas) ou calça jeans velha, (depois de um dia inteiro de viagem sua calça nova pode desmanchar).
Capacete fechado. O capacete aberto é mais charmoso mas é inviável devido à chuva, os insetos, a poeira, as pedras e as aves.
Caneleiras, se for viajar por terrenos arenosos, com cascalho ou britas
Não leve
Mochilas nas costas, pois elas causam cansaço e “caem” nas curvas.
Excesso de bagagem ou excesso de peso.
Cuidados
Procure não desrespeitar a velocidade limite pois um tombo longe de casa pode estragar sua viagem. Cuidado com o garupa: procure levar na garupa pessoas preparadas pois ele vai sofrer um cansaço físico maior que você. Evite viajar durante a noite.
Se o pneu furar?
Uma das dúvidas mais freqüentes é o que fazer se o pneu furar. Existem alguns recursos no mercado e algumas precauções que devem ser tomadas. Recomendamos antes de mais nada, nunca pegar a estrada com pneus carecas ou em mau estado de conservação pois sua viagem pode acabar mal.
Para pneus com câmara de ar existem alguns produtos no mercado e são facilmente encontrados em lojas de acessórios para moto, são spray de ar comprimido que juntamente com uma solução especial enchem e vedam o furo. Quase sempre funcionam mas são inúteis se o furo for grande ou na lateral do pneu. A desvantagem é que a solução fica na câmara e dificulta a colagem ou remendo do furo. O único recurso é trocar a câmara. Existem outros produtos que são colocados antes do pneu furar mas sua eficiência é duvidosa.
Você pode optar por levar um kit de reparo contendo espátulas, cola, bomba e lixas. Lembre-se que para fazer o reparo de um pneu é necessário um pouco de técnica pois do contrário você pode destruir sua câmara.
Para pneus sem câmara de ar as mesmas recomendações do pneu com câmara só que o kit de reparo é diferente pois contém as buchinhas para colocar no furo.
A melhor dica para sanar o problema de um pneu furado, é viajar em grupo (pelo menos duas motos), assim fica fácil resolver qualquer imprevisto.
Manutenção durante a viagem 
Durante viagens longas sua moto vai precisar de manutenção pois o desgaste das peças e engrenagens é maior. É necessário verificar a cada 500 Km o nível do óleo do motor, a lubrificação e a tenção da corrente. Sempre que parar para abastecer verifique se os pneus estão vazios. Cuidado com a disposição da bagagem e a tenção das amarras, pois elas podem se soltar durante a viagem.
Demais problemas podem ser sanados com as peças sobressalentes citadas no item o que levar.
São Pedro não ajudou…
Para evitar que sua viagem seja interrompida por chuva ou frente fria, consulte sempre a previsão do tempo e veja as possibilidades de chover por onde você vai passar. Os serviços meteorológicos têm melhorado muito no Brasil.
Veículos molhados vindo na direção contrária são os melhores indícios de chuva à frente, o conjunto de calça e jaqueta impermeáveis deve estar sempre à mão e lembre-se de que na chuva a atenção deve ser redobrada pois o capacete fica muito embaçado dificultando a visualização. Se o seu alforge ou bauleto não for impermeável, coloque a bagagem dentro de sacos plásticos.
Para não se perder
Sempre viaje com mapas e planeje antecipadamente sua viagem. No Brasil são freqüentes as interrupções de trechos de estrada por motivos de recapeamento ou queda de barreira, neste caso, os mapas são úteis para se traçar um novo caminho. Tomar informações com sitiantes ou frentistas de postos quase sempre funciona mas os mapas são mais confiáveis.
Companhia
Procure não viajar sozinho pois alguns imprevistos do tipo queda, pneu furado e outros mais graves, do tipo assalto ou problemas na máquina são facilmente sanados se você viaja em grupo. Pelo menos duas motos é o ideal, sem contar que a viagem é muito mais divertida se feita em grupo.
Se uma moto normalmente com garupa seguir você por algum tempo na estrada e não te ultrapassar, pare em uma cidade ou posto rodoviário, pode ser uma tentativa de assalto.
Em caso de queda ou pane do motor, não deixe a moto na estrada, peça ajuda. Tente colocá-la em uma caminhonete ou caminhão. Não deixe sua namorada na estrada enquanto você vai pedir ajuda, é melhor o contrário, tente achar um carro com família e peça para levar sua namorada até a cidade mais próxima. Leve seu aparelho de telefone celular – procure saber se a operadora tem cobertura de área por onde você for passar.
Somos uma fraternidade…
Tente sempre que puder, ajudar outros motociclistas que estejam com problemas na estrada pois você poderá estar na mesma situação que ele e vai rezar para algum parar. Ajude a manter esse vínculo de irmandade e confiança, pois é ele que garante a diversão nos encontros de moto realizados em todo o Brasil.
Opinião do administrador do Blog: Sempre que escolher mais um motociclista para compartilhar da sua viagem, veja se o mesmo tem a mesma compatibilidade de caráter, parceiria, e não estragará sua viagem. Resumindo, conheça bem companheiro(s) que acompanharão nesta sua aventura.
Fonte: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário