LENDÁRIOS ESTRADEIROS MOTO CLUBE

LENDÁRIOS ESTRADEIROS MOTO CLUBE

RÁDIO ROTA 66

quinta-feira, 4 de agosto de 2011


origem do nome, antes da fundação de Atibaia, este era o nome dado ao sítio onde hoje se encontra o município. Larga controvérsia tem havido entre os tupinólogos que têm procurado definir o verdadeiro significado desta palavra.
Segundo frei Francisco dos Prazeres Maranhão, em seu glossário de palavras indígenas, o nome Tybaia significa rio da feitoria.
Para João Mendes de Almeida, em seu Dicionário Geográfico da Província de São Paulo, teve origem no rio que lhe empresta o nome, concluindo: "Atibaia corruptela de Tipai, rio alagado. Por isso os antigos diziam Tipaia e não Atibaia, de Ti, rio; Pa, aférese de iupá, lagoa, alagadiço e I, preposição significando em, alusiva a correrem várzeas extensas por entre alagadiços".
Dizendo finalmente que devido à presença de uma serra em Atibaia, a origem do nome pode estar na mesma corruptela Tipai, morro dependurado. De ti, montão e pai, dependurado.


Entretanto Teodoro Sampaio diz que Atibaia, antigamente Tibaya, como escreveu Aires de Casal, significa água saudável, podendo ainda ser água trançada, revolta ou confusa.
Plínio Airosa, em valiosa colaboração para o jornal O Estado de São Paulo, conclui "Tibaia significa água salobra, acre, rio e água ruim poluída". Mas esse mesmo tupinólogo em seu livro Primeiras noções de Tupi, define: "Atibaia – (Ty-Baio) – o rio manso de águas tranquilas, de água agradável ao paladar".


Seja como for, hoje se escreve e se diz Atibaia. As formas Tybaia, Thibaya, Atubaia etc. já estão fora do domínio de nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário