LENDÁRIOS ESTRADEIROS MOTO CLUBE
RÁDIO ROTA 66
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
BERTIOGA - LINDA CIDADE DA BAIXADA SANTISTA!!!
Bertioga é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da Baixada Santista, microrregião de Santos. A população em 2010 era de 47.572 habitantes e a área é de 491,2 km², o que resulta numa densidade demográfica de 96,84 hab/km².
Bertioga é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
Seu nome tem sua origem no tupi antigo falado na costa brasileira, através do termo tupi piratyoca, que significa "casa do peixe branco". Para outros, no entanto, Bertioga tem origem no termo tupi buriquioca, que significa "casa do muriqui".Uma das causas mais saborosas para se viajar é uma festa típica culinária.
Esta Festa do Camarão na Moranga existe há 17 anos em Bertioga e é organizada pela colônia de pescadores locais. Aliás, boa parte do faturamento é investida em obras sociais da colônia.
Chegar é fácil e o caminho está em excelente estado: Mogi-Bertioga. Claro que se tiver o Sem Parar instalado ajuda a não perder tempo em fila.
A cidade de Bertioga, além da Riviera de São Lourenço, é simples, porém ainda comporta a natureza da Serra do Mar em seus limites.
A festa acontece no Centro, junto ao forte de São João. Tem uma visitação de até 20 mil pessoas. O camarão é pescado na própria costa de Bertioga e a receita leva a iguaria no molho do recheio junto com catupiry e na decoração do prato.
São servidas porções individuais ou para até 4 pessoas. Outras porções de peixe, caranguejo e ostras também estão disponíveis. No feriado da Independência, funcionarão sexta para jantar, sábado, domingo e segunda para almoço e jantar, e terça apenas almoço.
Visite, ao lado do pavilhão da festa, o primeiro forte construído no Brasil (1532) e veja além da bela vista do Canal de Bertioga por onde passam as embarcações que saem para o mar aberto, peças de guerra da época da colonização e os relatos de Hans Staden sobre os índios nativos que comiam seus inimigos.
Como o inverno dá sinais de esgotamento, já é possível fazer passeios marítimos, em escuna para ver as praias e ilhas ou em outros barcos para pescaria e mergulho em alto mar.
Os peixes mais freqüentes neste litoral são corvinas, cações, pescada e outros.A cidade que já é famosa por seus pastéis, além do já consagrado Pastel do Trevo, tem também o premiado Pastel do Japa, que fica próximo à balsa. Ele é sequinho mesmo e muito bem recheado. Uma delícia!
Mas a principal atividade em Bertioga deve ser a de observar e apreciar a natureza.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário