LENDÁRIOS ESTRADEIROS MOTO CLUBE

LENDÁRIOS ESTRADEIROS MOTO CLUBE

RÁDIO ROTA 66

domingo, 31 de julho de 2011

Cultivo de algas para biocombustível


A Royal Dutch Shell, plc e a HR Biopetroleum anunciaram a construção de uma instalação-piloto no Havai com o objectivo de cultivar algas marinhas e produzir óleo vegetal para conversão em biocombustível.
O objectivo da Shell é desenvolver uma nova geração de biocombustíveis que utilizam matéria-prima não alimentícia sustentável. As algas são promissoras porque crescem rapidamente, são ricas em óleo vegetal e podem ser cultivadas em tanques com água do mar, minimizando o uso de terra fértil e água doce.
A Shell e a HR Biopetroleum formaram uma empresa de joint venture denominada Cellana para desenvolver este projecto, sendo que a Shell possui participação maioritária. A construção da instalação experimental começará imediatamente na costa Kona, no Havai. O local, alugado ao Laboratório de Energia Natural do Governo do Havai (NELHA), está próximo de outros empreendimentos comerciais de algas, servindo principalmente às indústrias farmacêutica e de nutrição.


A instalação cultivará somente espécies de micro algas marinhas não modificadas em tanques de água a céu aberto, utilizando tecnologia exclusiva da empresa. As classes de algas a serem usadas serão nativas do Havai ou aprovadas pelo Departamento de Agricultura do Havai. A protecção do meio ambiente local e do ecossistema marinho tem sido um elemento crucial na concepção da instalação. Após a recolha das algas será extraído óleo vegetal, e os pequenos volumes produzidos pela instalação serão usados em testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário