LENDÁRIOS ESTRADEIROS MOTO CLUBE

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RÁDIO ROTA 66

segunda-feira, 18 de abril de 2011

REGRAS BÁSICAS DE UM BOM COMBOIO



1. Antes de iniciar a viagem, contar a quantidade de Motocicletas, estabelecer a velocidade padrão, estabelecer a formação do comboio e definir as paradas técnicas, que todos devem obedecer.
2. A formatação em estradas será intercalada e obedecerá ao distanciamento seguro , devendo o batedor (primeiro da fila) se manter à esquerda, próximo à faixa central da pista, o segundo à direita, e assim sucessivamente.
3. O batedor do comboio é a Motocicleta mais rápida e piloto mais experiente.
4. O batedor não poderá fazer “zigue zaque” na pista, alterando sua trajetória apenas e tão-somente para evitar obstáculos e nas tangências de curvas, quando for o caso.
5. O cerra fila é, também, uma Motocicleta rápida e piloto experiente.
6. Manter-se afastado dos demais veículos da pista, ultrapassando quando em velocidade inferior a da Motocicleta ou deixando-o seguir em frente quando em velocidade superior.
7. Todos devem manter a visão, pelo retrovisor, da Motocicleta que vem logo atrás.
8. Na ultrapassagem de carros, caminhões e ônibus, sempre pela esquerda, deverá ser dada preferência para o mínimo de duas Motocicletas por vez.
9. Evitar manter-se atrás de veículos, pois deles podem se soltar peças, parafusos, pedras, lata de cerveja, cigarro etc.
10. Na ultrapassagem o piloto se apresentará no retrovisor do veículo a ser ultrapassado onde o início se dará quando tiver a certeza de que foi visto pelo motorista.
11. Na ultrapassagem sempre lembrar que o veículo a ser ultrapassado tem o ponto cego, razão pela qual é imperativo “sair dele”.
12. Quando ultrapassar empreender velocidade de no mínimo 30% acima da velocidade do veículo a ser ultrapassado, evitando assim manter-se maior tempo lado a lado.
13. Evitar ser ultrapassado por ônibus e caminhões, pois eles, sendo altos, têm maior área no ponto cego, não vêm a Motocicleta e “cortam” no meio da ultrapassagem.
14. Após ultrapassar, retornar à pista de direção “abrindo” a passagem para a Motocicleta que chega da retaguarda, mesmo que a disposição do comboio não seja aquela.
15. Só iniciar a ultrapassagem quando estiver convicto do que vai fazer a fim de evitar desistências abruptas que expõem a riscos a Motocicleta da retaguarda e que também iniciou o procedimento de ultrapassagem, muitas vezes “vindo lançada”.
16. Ultrapassagem pela direita é definitivamente proibida, pois expõe a riscos o ultrapassado, sendo.
17. Se precisar parar, erguer o braço esquerdo; se for o cerra fila, piscar pausada o farol alto, pois do contrário o lampejo poderá ser interpretado com oscilação da pista.
18. Em cada parada, seja ela por qual motivo for, o líder do comboio deve contar as unidades que o formam.
19. Em maiores percursos entre duas paradas técnicas programadas, o líder se obriga a deixar ser ultrapassado por todos, ocasião em que fará a contagem das unidades que formam o comboio, tendo assim a certeza de que todos estão ali.
20. É atribuição do cerra fila, na saída de qualquer parada, contar as unidades do comboio, assim saberá que não restou ninguém.
21. A redução brusca da velocidade sem nenhum motivo aparente poderá causar acidentes ou, no mínimo, transtorno para quem vem na retaguarda, portanto a regra é evitar se distrair com conversas com o carona, celular ou vislumbrar a paisagem.
22. Evitar gesticular quando conversar com o carona, pois um gesto poderá confundir todos na retaguarda.
23. Ter em mente que a Motocicleta não para tão rápido quanto chega. Manter-se sempre preparado para o inesperado.

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