LENDÁRIOS ESTRADEIROS MOTO CLUBE

LENDÁRIOS ESTRADEIROS MOTO CLUBE

RÁDIO ROTA 66

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dicas Técnicas sobre Gasolina


Por Marcelo Peixoto
Uma das propriedades mais importantes da gasolina é a octanagem . A octanagem mede a capacidade da gasolina de resistir á detonação, ou a capacidade de resistir às exigências do motor sem entrar em combustão espontânea (batida de pino) que é bem notada quando andamos com a moto em marcha alta , tipo quarta ou quinta em baixo giro e rotação baixa. A impressão é de ter estar sentado em motor de uma máquina de moer cana! Terrível!
Essa batida de pino pode causar perda de potência e sérios danos ao motor , dependendo da intensidade e persistência.
A octanagem da gasolina é determinada pelos métodos RON, MON, E IAD. O primeiro avalia a resistência do combustível à detonação, quando o motor trabalha com carga total em baixa rotação. O método MON avalia a resistência da gasolina à detonação com carga total em alta rotação e o IAD é a média dos resultados RON e MON.
Há uma quantidade mínima de octanas que deve estar presente na gasolina , a gasolina comum e a aditivada devem ter no mínimo 87 octanas , a premium 91 octanas e a podium 95 octanas.
A gasolina aditivada nada mais é do que a gasolina comum com alguns aditivos que têm a função de limpar e manter limpo todo o sistema de alimentação de combustível da moto ou carro (tanque, bomba de combustível, tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do motor). Já as demais gasolinas do tipo premium , pódium , V-power , possuem aditivos considerados secretos e que acabam aumentando a octanagem , trazendo vários benefícios para o motor , entre eles alguns que possuem agentes redutores de atrito que ajudam a diminuir o desgaste de várias peças do motor , carburador e injeção.
Em geral as gasolinas de maior octanagem são recomendadas para motores que possuem alta taxa de compressão (acima de 10:1) . Ao contrário do que muita gente pensa esses tipos de gasolina nâo aumentam a potencia do motor , eles simplesmente fazem com que o motor funcione com a máxima eficiência.
O que determina a potência de um motor é o seu projeto , o combustível somente irá ajudar a “acordar os cavalinhos”.
Essas gasolinas também limpam totalmente o sistema de admissão , cabeçote , válvulas etc, removendo resíduos de carvão , facilitando a combustão e proporcionando melhora no consumo de combustível em torno de 4% , mas essas gasolinas não fazem milagres , o resultado é percebido após o terceiro ou quarto tanque.
Assim como nos óleos lubrificantes , deve-se tomar algumas precauções:
Se a sua moto sempre andou com gasolina comum , não encha o tanque com gasolina premium ou pódium na primeira vez , sob o risco de soltar todo o carvão acumulado por horas de funcionamento e causar entupimentos ou danos internos no motor. O ideal é ir abastecendo com esse tipo gasolina gradativamente , iniciando com 20% de gasolina premium/podim para 80% de comum no primeiro tanque , 30% de premium/podim no segundo , 40% no terceiro e assim por diante , até utilizar somente esse tipo de gasolina.
Sei que muitos devem estar se perguntando ,e se eu for viajar e não encontrar a gasolina premium?
Não há problema , mas na primeira oportunidade encha o tanque com premium para limpar os resíduos deixados pela gasolina comum.
Hoje em dia deve-se tomar muito cuidado com a gasolina que se utiliza , prefira abastecer sua moto sempre em postos de bandeiras conhecidas e de preferencia com uma gasolina de qualidade maior.
Para melhorar o funcionamento da motocicleta independente do tipo de gasolina utilizada , indicamos um aditivo especial da própria Harley-davidson, que pode ser encontrado nas nossas lojas e que proporciona um aumento na octanagem da gasolina e também mantém o sistema totalmente limpo

Fonte: http://www.harley-davidson-brasil.com.br