LENDÁRIOS ESTRADEIROS MOTO CLUBE

LENDÁRIOS ESTRADEIROS MOTO CLUBE

RÁDIO ROTA 66

sábado, 12 de dezembro de 2009

O universo paralelo do moto clube


O universo paralelo do moto clube
Invasão das motos em MaceióRoncam os motores. E toda uma multidão de pessoas sobre duas rodas sai viajando pelo país, carregando no bagageiro sua própria cultura, seus códigos, produtos, moda, música, tudo. Mais ou menos como se o irmão Peter e o irmão Dennis (Fonda e Hopper), em seus papeis no filme Easy Rider (1969) fossem eternizados e multiplicados por toda uma rede de pessoas, que cruza oceanos até, uma comunidade sólida, conectados pela paixão por suas motocicletas.
São os eventos de moto clubes, que acontecem em todo o País, em cidades pequenas e grandes, nos lugares mais distantes, lá vão eles, com suas jaquetas de couro e motos custom, e aquela trilha sonora inevitável de “born to be wild” do Steppenwolf ao fundo.
Pelo sexto ano consecutivo, aconteceu um evento bem estabelecido por aqui chamado Maceió Cycle, um encontro de centenas de motociclistas de moto clubes do Brasil Inteiro e do exterior. O evento é um sucesso, todo ano.
O Maceió Cycle envolve não somente os admiradores dessas máquinas, mas gera um movimento na cidade, contemplando sempre os admiradores do bom e velho rock’n’roll, todas as noites o evento apresentou shows com bandas locais, sobretudo o pessoal da cena mais classic rock, como o Som de Vinil, o Alma de Borracha e o Barba de Gato Blues Band. Legal demais, combinam com a festa, e tudo de graça, pro povo ver.
No evento, pude satisfazer minha curiosidade em conhecer um pouco aquela cultura do moto clube, que adquiri depois de conviver há mais ou menos um ano com três sujeitos de moto clubes aqui em Maceió, com seus códigos e conversas para “iniciados”.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O Adeus da Irmandade...


O Adeus da Irmandade...

Desconhecido
Fomos atraidos para o motociclismo pela proposta de IRMANDADE, FRATERNIDADE e principalmente LEALDADE, ou seja, pelos fundamentos basicos da idéia original do motociclismo.
Mas, por algum desvio da estrada, a proposta original se perdeu do comboio. Hoje não muito raro encontrarmos estas qualidades nos Motos Clubes. O que existe não o interesse mutuo e a falsa parceria, que ocorre da seguinte forma:
Você me dá um "desenho" e um nome para me identificar e dou-lhe volume para seu desenho. Com isto, me fantasio de rebelde, todo de preto e com cara de mau, mas sem conhecimento algum da história do motociclismo, de como começou, como era e em que se transformou, ou pior, a grande maioria não sabe o real significado dos "ditos desenhos" que carrega nas costas, sua história ou origem.
Os "ditos motociclistas" não sabem e fazem questão de não querer aprender o que realmente ser motociclistas e em nome do MOTOCICLISMO tomam atitudes que nos envergonham mais a cada dia.
E a IRMANDADE? Esta já estão sepultada há muito tempo em algum lugar esquecido por todos aqueles que hoje se dizem MOTOCICLISTAS.
É muito comum ver e constatar a total falta de irmandade e lealdade no nosso imaculado meio. O significado e o espirito que nos atraiu, banido das nossas fileiras como um câncer, pois melhor e mais fácil ser um "falso mau" que um verdadeiro motociclista.
É com muita tristeza que constatei esta realidade, e hoje posso afirmar que irmão de verdade conto nos dedos de uma mão e ainda sobram dedos.
Que o "Batedor Maior" preserve e guie os verdadeiros motociclistas e lhes permita uma estrada aberta e tranquila.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Como comprar um capacete

Segundo os principais construtores todos os capacetes devem ser substituídos após 5 anos de utilização.
O estado dos interiores do capacete é tão importante em termos de segurança como o seu exterior.
Compre um capacete homologado e de qualidade.
A diferença básica entre os capacetes de policarbonato e os de materiais compostos é que estes últimos são mais resistentes a impactos violentos.
Experimente o capacete antes de o comprar. Os tamanhos podem variar entre fabricantes e entre modelos, a dica básica é medir a circunferência da cabeça na altura da testa. (ex: minha cabeça mede 56cm, esse será o número do capacete na hora da compra capacete tamanho 56)
Compre um capacete que lhe esteja justo mas que não lhe aperte. O uso irá "alargar" com o tempo o interior do capacete.
A higiene é importante no capacete. Com o tempo, pequenos organismos alojam-se no forro pelo que prefira capacetes com forro destacável. Lave-os com frequência. Imagine o que é usar a mesma roupa interior sem a lavar durante um ano.
Todos os capacetes das principais marcas têm garantia. Informe-se no agente autorizado.
Prefira marcas e modelos que lhe garantam peças e acessórios de substituição.
Nem sempre o fator preço é sinônimo de qualidade superior.

Informações uteis de GPS em motos.

GPS quer dizer "Global Positioning System" (Sistema de Posicionamento Global) uma decorrência do acrônimo do inglês.
É um sistema de posicionamento por satélite, utilizado para determinar a posição de um receptor na superfície da Terra. Este sistema é formado por uma rede de 24 satélites chamada NAVSTAR, que estão em órbita ao redor da Terra e emitem sinais que são reconhecidos pelo receptor (GPS), dando assim a nossa posição muito precisa na superfície terrestre, como também a hora, a velocidade e outras informações.
Diferente do que muitos pensam, não basta adquirir qualquer aparelho, instalá-lo na moto ou no carro e viajar.
Fatores que devem ser considerados ao adquirir o GPS:

- Número de canais que o receptor utiliza;
- Mapas disponíveis (IMPORTANTÍSSIMO: cada marca tem seus próprios mapas);
- Tamanho e luminosidade do ecrã (tela), pois na moto a visualização é mais complexa do que em um automóvel;
- Autonomia de bateria;
- Deverá suportar, especialmente, chuva e solavancos, comuns em viagens de motocicleta;
- Facilidade de operação com a moto em movimento.
Uma observação para os mais afoitos: aprendam a operar o aparelho ANTES de colocar as duas rodas na estrada. Sugerimos o site www.geodesia.org para que você possa aprender mais sobre o GPS. Há outros sites.
Importante: baixe somente os mapas que você for utilizar e transfira-os para o computador através dos sites www.tracksource.org.br.
Cada fabricante de GPS tem seus próprios mapas.