LENDÁRIOS ESTRADEIROS MOTO CLUBE

LENDÁRIOS ESTRADEIROS MOTO CLUBE

RÁDIO ROTA 66

domingo, 30 de agosto de 2009

Limpeza e Conservação


Limpe sua motocicleta regularmente para mantê-la com boa aparência e proteger a pintura, componentes plásticos, borrachas e cromados além de aumentar a durabilidade.
Quando utilizadas em regiões litorâneas, dedique cuidados adicionais em relação à conservação habitual, ao contato intensivo com a maresia, a permanência ou estacionamento prolongado em ambientes de alto teor de umidade e salinidade e à falta de manutenção. Procedimentos inadequados para a imediata remoção pósuso dos elementos agressivos ao meio ambiente contribuem para o surgimento do processo de oxidação e sulfatação.
- Em caso de chuva ou contato com água pluvial das vias de cidades ou localidades litorâneas, travessia de riachos, alagadiços e enchentes, ou em caso de utilização da motocicleta em “OFF-ROAD”, habitue-se a lavar a motocicleta e secá-la e aplicar imediatamente produtos de boa qualidade que ofereçam proteção
- Elimine o acúmulo de poeira, terra, barro, areia e pedriscos, a incrustação em componentes de atrito como pastilhas de freio e disco, que prejudicam a durabilidade e a eficiência.
- O atrito de pedriscos e a areia da pista podem afetar a pintura das peças pintadas.

Como lavar sua motocicleta
ATENÇÃO
Nunca lave sua motocicleta exposta ao sol e com o motor quente.

1. Pulverize querosene ao motor, carburador, escapamento, rodas e cavalete lateral para remover resíduos de óleo e graxa. Incrustações de piche são removidas com querosene puro.
2. Enxágue em seguida com bastante água.
3. Lave o tanque, assento, tampas laterais e parálamas com água e shampoo neutro. Use um pano limpo e macio. Enságue e enxugue a motocicleta completamente com um pano limpo e macio.
4. Limpe o pára-brisa da caenagem com um pano macio ou esponja com bastante água. Seque com um pano macio. Remova pequenos riscos com cera de polimento para plásticos.
ATENÇÃO
Evite pulverizar água sob alta pressão nos seguintes componentes ou locais:
- Cubos das rodas
- Saída do escapamento
- Sob o assento
- Interruptor de ignição
- Interruptores do guidão
- Corrente de transmissão
- Sob o tanque de combustível
- Painel de instrumentos
- Carburador
- Reservatório do fluído de freio
- Carenagem

NOTA
- Não remova a poeira com um pano sêco pois a pintura será riscada.
- Não use detergente que podem danificar a pintura por serem corrosivos.
5. Se necessário, aplique cera protetora nas superfícies pintadas ou cromadas. A cera protetora deve ser aplicada com um algodão especial ou flanela, em movimentos circulares e uniformes.
ATENÇÃO
A aplicação de massas ou outros produtos para polimento danifica a pintura.
6. Imediatamente após a lavagem, lubrifique a corrente de transmissão e os cabos do aceledor, do afogador e da embreagem.
7. Ligue o motor e deixe-o funcionando por alguns minutos.
CUIDADO
A eficiência dos freios pode ser afetada após lavagem da motocicleta. Tenha cuidado nas primeiras frenagens.
Equipamentos para lavagem
Ao utilizar equipamento de alta pressão de água para lavar a motocicleta, observe os cidados para a correta aplicação do equipamento. O jato direto e alta temperatura podem danificar componentes da motocicleta. A alta pressão provoca o desprndimento de faixas e adesivos, graxas dos rolamentos da coluna de direção e da articulação da suspensão traseira e também a pintura. Evite aplicar detergentes alcalinos/ácidos, os quais são altamente prejudiciais às peças zincadas e de alumínio.

Limpeza do filtro de ar


Um filtro sempre limpo é muito importante e nunca deve de andar com sujeira, pois principalmente o motor diminui o rendimento e consome mais combustível... Existem várias maneiras para limpar, costuma-se limpar com gasolina, depois lava-se com água ensaboada para tirar a gasolina e deixa-se secar. Tão simples quanto isso. Depois de seco é só olear o filtro com o óleo especial para filtros, espalhar bem, retirar o excesso e montar. Convém ver se a caixa do filtro está suja, caso esteja também é importante limpá-la. Técnicamente não se deve usar gasolina pois desgasta a espuma do filtro mais rapidamente. Deve-se usar um produto especial mas este é bastante caro, geralmente a limpeza com gasolina é mais rápida, mais barata, limpa melhor e o filtro seca mais rápido.

Manutenção da Bateria


Da bateria depende, no caso das motos com partida elétrica, o arranque do motor da moto. As baterias das motos estão dimensionadas, devido às condicionantes de espaço e peso, para facultar o arranque do motor sendo quase utilizadas no seu limite nesse instante. Assim, é necessário que a bateria se encontre sempre em ótimas condições, para que não surjam surpresas. Existem 2 pontos em que se deve ter especial atenção na manutenção das baterias: o nível da água e a limpeza dos terminais.
Em relação ao nível da água é necessário que este encontre sempre entre as marcas de máximo e mínimo inscritas na bateria em todos os elementos. Caso o nível da água se encontre abaixo do mínimo em algum dos elementos da bateria, é necessário destapar o respectivo elemento e adicionar água destilada até completar o nível. Nas baterias sem manutenção (MF-Maintenance Free) não é possível realizar esta operação.
O outro ponto a ter em atenção é a limpeza dos terminais da bateria. As baterias têm tendência a formar depósitos e acumular zinabre na zona dos terminais. Estes depósitos podem dificultar a passagem da corrente elétrica, não permitindo assim o uso da bateria em pleno. Para limpar os terminais da bateria, deve-se retirar a bateria da moto, desligando os terminais (1º o negativo e depois o positivo) e limpar os terminais e as zonas mais próximas com uma solução de água e bicarbonato de Sódio. Depois de estarem bem limpos, deve-se ainda passar com um pedaço de lixa fina na zona de aperto dos terminais da bateria e dos cabos. Para montar a bateria na moto deve-se apertar os terminais pela ordem inversa à desmontagem, e não esquecer de encaixar o tubo de ventilação.
Caso surja a necessidade de carregar a bateria, esta carga deve ser efetuada com a bateria desligada da moto, com os orifícios de enchimento abertos e utilizando um carregador pouco potente (dos mais pequenos).

Robô vira piloto de testes de motos esportivas


A fabricante de óleos lubrificantes Castrol precisava de um piloto para testar seus produtos para motos esportivas de grandes cilindradas.
Os candidatos precisavam preencher alguns pré-requisitos, como a capacidade de manter acelerações constantes por períodos precisos, mudar as marchas tão rapidamente quanto o câmbio aguentasse e fazer isto por longos períodos e repetidas vezes. Ou seja, um piloto de testes virtualmente incansável.
Robô piloto de testes

O único candidato que atendeu a todas as exigências foi Flossie, um robô magrelo que adora pilotar motos por horas a fio. E, acima de tudo, consegue repetir tudo igualzinho um sem-número de vezes, permitindo que os engenheiros avaliem e comparem cada uma das alterações feitas nos produtos que estão desenvolvendo.
Flossie ainda não tem talento suficiente para se equilibrar na moto, operando sempre "ancorado". Não precisava ser diferente, já que as motos geralmente são testadas acopladas a um dinamômetro. E o robô nunca reclama do ruído dos motores rodando continuamente a 16.000 rpm.

Autoaprendizado

O robô possui um modo de autoaprendizado que permite que ele aprenda rapidamente a pilotar novas motos, que podem ser desde as supermáquinas da moto GP, até pequenas motonetas.
Um programa de inteligência artificial avalia a combinação de marchas de cada câmbio, detecta a sensibilidade da embreagem e a resposta do motor, permitindo que ele seja um piloto quase perfeito para qualquer máquina.

fonte: inovação tecnológica ( Colaboração Amarilio Barbosa)

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Qual o significado da águia no motociclismo?


Alguns de nós tem estampada em suas motocicletas ou camisetas a figura de uma águia. "Outros, tem a águia nas suas atitudes e personalidade". - (Policarpo Jr - Rock Riders).Esta é uma ave muito especial, é a que mais tempo vive além de ser a que voa mais alto, quase sempre em voo solitário.Ficam lá no alto, olhando o azul infinito. Alguma vez já pensou onde vão as águias quando a tormenta vem ? Onde é que elas se escondem ? Elas não se escondem… Abrem suas asas, que podem voar até 90 km por hora e enfrentam a tormenta. Enquanto todo mundo fica às escuras, embaixo, elas voam vitoriosas e em paz, lá em cima.Quando chegam aos 35 anos, estão com as penas velhas, o que as impedem de voar, as unhas e o bico estão compridos demais, curvados, impedindo-as de se alimentar. Então, numa atitude instintiva e de coragem pela sobrevivência, procuram um lugar alto, próximo à uma rocha onde batem as unhas até que se quebrem. Em seguida o bico. Batida após batida, até cair. Enquanto isso, são alimentadas por outras, para que sobrevivam. Quando as unhas começam a crescer, ela vai arrancando as penas, uma a uma. Após aproximadamente 150 dias está completo o processo e ela parte para o vôo de renovação, com mais anos de vida pela frente.Mas as águias também morrem. Quando sentem que chegou a hora de partir, não se lamentam nem ficam com medo. Tiram as últimas forças de seu cansado corpo e voam aos picos mais altos, quase inatingíveis, e aí esperam resignadamente o momento final. Até para morrer são extraordinárias.Fonte: Rock Riders

O importante deste vídeo é mostrar que O espirito estradeiro não existem obstáculos...

Este vídeo é muito filosófico, tudo relacionado àguia- Homem

A ÁGUIA...ESTE VIDEO ME EMOCIONOU...



Não vou dizer nada sobre a minha opinião, este vídeo já diz tudo!!! Quem assistir, dê sua opinião...

APOCALYPSES CYCLES...

EASY RIDER, simplesmente um maravilhoso classico!!!



O tempo passou, mas nada mudou, apenas o tempo...

terça-feira, 25 de agosto de 2009

INDIAN 150 CILINDRADA, RARIDADE

domingo, 23 de agosto de 2009

H-D Museum (3/27/09 @ 7PM)

R O U T E 66

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

motoqueiro selvagem - inspiração de muitos estradeiros!!!

Táticas para serem usadas contra a desidratação do motociclista

- Beba muita água, ela é o melhor hidratante. Outros líquidos tais como,refrigerantes e outros com cafeina apenas contribuem para a desidratação. - Proteja sua pele conta a desidratação usando roupas que cubram todo o corpo. - Viajando por regiões de baixa umidade, uma técnica interessante é encharcar a camiseta com água e fechar completamente o blusão para impedir a evaporação. - Em altas temperaturas o melhor a fazer é não andar de motocicleta. Mas caso for viajar, faça-o bem cedo, até a temperatura começar a ficar desagradável e no final da tarde.

DESLOCAMENTO DE AR

Ao ultrapassar grandes veículos, como caminhões e ônibus, por exemplo, tome cuidado com o deslocamento de ar causado por eles e que podem desestabilizar a moto.
Atrás desses veículos, o turbilhão de ar tende a “puxar” a moto para próximo deles (efeito do vácuo). Na parte dianteira, o ar deslocado direciona-se para os lados, tendendo a “empurrar” a moto para a lateral. Para evitar tais incômodos, mantenha uma distância segura dos veículos durante a manobra de ultrapassagem (cinco metros, pelo menos). Muito cuidado com veículos transportando pedras, areia ou cargas soltas ou mal amarradas.
Em estradas simples, de mão dupla, o mesmo efeito do deslocamento de ar poderá também ser causados por grandes veículos que vêm em sentido contrário. Um forte golpe de ar pode atingir a moto lateralmente. Para evitar esse efeito, procure manter-se mais à direita quando perceber a aproximação do caminhão ou ônibus.
Evite andar “colado” aos veículos que seguem à frente, especialmente caminhões e ônibus, que – além de lhe limitarem a visão para os obstáculos da pista, como os buracos, por exemplo – podem frear repentinamente (não esqueça e efeito do vácuo).
Muito cuidado ao entrar em postos de gasolina com calçamento feito em paralelepípedos, cimento, terra ou pedriscos. Muitas vezes, habituado a uma velocidade maior na estrada, o piloto entra no posto mais rápido do que deveria, sem dar conta das condições de aderência. Ao frear para diminuir repentinamente a velocidade, pode derrapar e tomar um tombo “bobo” – mais comum do que se imagina.
Além disso, as chances de uma entrada de posto à beira de estrada ter acúmulo de óleo são muito grandes, pois nele param caminhões.
Caso perceba que irá atravessar uma mancha de óleo, procure manter-se na trajetória, com a moto mais “neutra” possível e “em pé”, acionando a embreagem e evitando tocar nos freios.
Algumas motos, que obrigam a uma posição de pilotagem mais esportiva, podem provocar dores lombares depois de determinado tempo de viagem. Por isso, recomenda-se paradas a cada 100/150 km rodados para descansar. Aproveite para fazer alongamentos na região dorsal, nas pernas e nos braços.

SITUAÇÕES PERIGOSAS

* Situar-se detrás de ônibus e caminhões para evitar o vento;
* Transitar sobre a faixa continua ou tracejada entre duas filas de veículos;
* Ultrapassar pela direita ônibus ou similares;
* Colocar-se onde o motorista não o vê pelo espelho retrovisor;
* Passar muito perto de veículos, pois, o motorista pode descer;
* Não cruze a linha férrea em forma perpendicular;
* Transitar com a velocidade maior que a permitida;
* Transportar mais de um passageiro ou garupa;
* Levar carga que o impeça de manter as mãos no guidão;
* Transitar com crianças na parte dianteira;
* Olhe! Atrás de uma bola vem um menino;
* Fazer piruetas ou manobras esportivas na via.

CONTROLE BÁSICO DA MOTOCICLETA

A postura correta varia de acordo com as condições de pilotagem, porém em termos gerais existe 7 pontos chaves para controla-la.
1. Ombros: Arqueados e com naturalidade
2. Olhos: Olhar sempre adiante sem fixa-lo em um ponto;
3. Cotovelos: Braços relaxados com os cotovelos levemente para dentro;
4. Mãos: punhos abaixados em relação à mãos centralizadas em relação à manopla;
5. Joelhos: Apertando a todo momento o tanque de gasolina, porque abrindo-o facilita a perda do equilíbrio;
6. Pés: Pés paralelos ao solo, com salto encaixado nas pedaleiras. Pé direito sobre o pedal de freio trazeiro;
7. Quadril: Quadril junto ao tanque em posição que permita virar o guidão sem esforço dos ombros.

OS DOZE MANDAMENTOS DO MOTOCICLISTA

1 – Mantenha a motocicleta sempre em ordem;
2 – Pilote utilizando equipamentos de segurança;
3 – Reduza a velocidade;
4 – Atenção e concentração;
5 – Respeite a sinalização de trânsito;
6 – Cuidado nos cruzamentos;
7 – Cuidado nas ultrapassagens;
8 – Cuidado com pedestres;
9 – Seja visto;
10 – Alcoolismo(Se beber nãodirija!);
11 – Mantenha distância segura entre um veículo;
12 – Cuidado com a chuva.

EMERGÊNCIAS MENORES

Há algumas outras emergências para quais os motociclistas devem estar preparados, ainda que não sejam perigosas, acontecem frequentemente que acabam se convertendo em problemas.
Objetos voadores:
De vez em quando um motociclista é atingindo por insetos, bagas de cigarro jogados pela janelas dos veículos, pedras jogadas por veículos que estão na frete. Se você pilota sem proteção no rosto é possível que seja golpeado no olho, na face ou na boca. Se você usa proteção no rosto, a mesma pode chegar a ficar suja ou quebrada, dificultando a visão. Aconteça o que acontecer, não permita que afete seu controle da moto. Mantenha a visão na estrada e as mãos nas manoplas e tão logo seja possível saia da estrada para reparar os danos.
Animais :
Faça todo o possível para evitar atropelar um animal. Contudo, se você se encontra no meio do trânsito, não se desvie da sua faixa de circulação para evitar atropelar um animal. Você tem uma maior probabilidade de sobreviver a um impacto com um animal, do que com outro veículo.
As motos atraem os cães. Se um cão está perseguindo-o, não dê chutes no animal, é muito fácil perder o controle da moto. Em lugar disso, mude para uma baixa velocidade e aproxime-se lentamente do animal. Ao chegar o animal, aumente a velocidade repentinamente, assim você deixará o animal para trás tão repentinamente que este perderá o interesse.

ACESSÓRIOS E MODIFICAÇÕES

Uma motocicleta segura pode converter-se rapidamente em uma ameaça, se você colocar acessórios incorretos ou modifica-la, faz com que a moto seja mais difícil de pilotar.
PEDALEIRAS
São montadas na parte dianteira da moto para permitir que o condutor se apoie. As pedaleiras podem dar mais cômodo ao pilotar, sem dificuldade, mas pode ser problema quando:
Se demora muito a alcançar o pedal de freio em uma emergência;
O condutor não tem a fixação necessária para manter o equilíbrio.
BARRA DE ENCOSTO ou "Sissi Bar"
É uma barra alta montada na parte posterior do acento. O problema é:
Quando estão carregadas, transfere o centro de gravidade da moto e afeta o equilíbrio.
Faz que seja mais difícil para que o condutor e o garupa se sente mais rápido na moto.
GUIDOM ALTO
Se estendem por cima dos ombros do condutor. O problema é:
Exerce demasiada tensão nos braços do piloto, promovendo insegurança principalmente nas tomadas de curva.
Obstrui a visão.
As modificações incorretas podem fazer com que a moto seja mais difícil de pilotar. Também podem por excessiva pressão sobre determinadas peças importantes à segurança. Os engenheiros passam anos desenhando uma motocicleta que se possa conduzir facilmente. Não faça nenhuma alteração a menos que esteja seguro do que poderá ocasionar a moto.
É necessário lembrar também que qualquer alteração na originalidade da motocicleta, necessita de pré-autorização do órgão competente (DETRAN), para torná-la legal, uma vez que o CBT não permite qualquer alteração.